segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Endomarketing

Actualmente nas empresas o factor inovação e tecnologia são pressupostos essenciais para o desenvolvimento corporativo e para a obtenção de sucesso ao nível comercial.
Cada vez mais o recursos humanos ocupam um papel de destaque nas organizações deixando gradualmente de ser apenas elementos do processo de produção mas a estarem cada vez mais ligados aos processos de marketing e de comunicação quer da empresa enquanto instituição e/ou grupo corporativo bem como veiculo de promoção dos produtos existentes, e visto numa óptica da matriz BCG, na obtenção de sucesso do produtos tipo Ponto de Interrogação vitais para a continuidade e inovação.
O Endomarketing consiste na adaptação de técnicas e conceitos do Marketing dito tradicional, normalmente direccionadas para o cliente da empresa, para os próprios recursos humanos fazendo com que estes sejam os primeiros clientes satisfeitos e conhecedores do produto em si de forma a melhor o promoverem aos outros.
Traçando uma analogia posso dizer que o Marketing está para a Internet assim como o Endomarketing está para a Intranet corporativa.
O Endomarketing é como que um portal de promoção e informação interno da empresa apenas destinado aos seus recursos humanos.
As empresas criaram a consciência de que quem não conhece um produto não o pode promover correctamente e que não gosta do que vende … Não vende!
Destaco este paragrafo, retirado do site online Endomarketing.com:
"Vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.”

São enumeras as vantagens que poderei referir relativamente ao Endomarketing. Destaco o aumento de atenção da empresa aos seus funcionários, o aumento do volume de informação a passar internamente, o aumento do grau de satisfação das equipas comerciais, o grau de conhecimento associado ao produto e que passa para o consumidor final aumentando a sua satisfação e fidelização, o principio da orientação interna ser definida e adoptada por todos, etc.
Como desvantagens, ainda que não sejam muitas a apontar, destaco o elevado grau de informação necessário de ser passado, os custos associados a fazer passar uma mensagem dentro das grandes empresas e a possibilidade da mensagem ser mal entendida e provocar efeitos adversos.
Retirei a imagem que se segue do site da agência Brasileira BRADO que exemplifica os objectivos do Endomarketing:

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