segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Marketing Pessoal

Nos dias que correm, o Marketing é cada vez mais uma realidade pensada e criada para ir ao encontro das necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e preocupado na obtenção de qualidade associada a conjunto de outros factores que tornem o produto algo de excelência.
Mas e quando o produto somos nós mesmos enquanto pessoas e enquanto profissionais?
É de igual forma importante pensarmos em nós como uma marca que também necessita de ser divulgada e correctamente posicionada na mente de quem nos rodeia indo ao encontro das nossas aspirações pessoais e mesmo profissionais.
Desta forma poderei definir Marketing Pessoal como um conjunto de acções elaboradas para criar, manter ou modificar atitudes ou comportamentos existentes, não em relação aos comuns produtos ou serviços empresariais, mas em relação às pessoas enquanto indivíduos.
Recomendo a leitura de um “guest” post muito interessante de Pedro T do Blogue Crise e Dinheiro no Blogue muiomuio.net onde ele escreve sobre o Marketing Pessoal e Networking e a forma como o nosso grupo social de contactos pode também ser um grande impulsionador da nossa estratégia de “negócio” pessoal.

Deixo aqui um exemplo de como não se deve fazer Marketing Pessoal:


As vantagens da utilização de marketing pessoal residem no facto de potenciarem o individuo, realçar as suas qualidades e camuflar as suas fraquezas, ou seja, cria e/ou altera a imagem que os outros tem de nós.
Para se implementar uma “campanha de marketing pessoal” basta apenas uma Analise SWOT a nós mesmos e aproveitando as nossas próprias forças (Potencialidades) e as oportunidades que surgem, combatendo as fraquezas e as ameaças constantes de um dia a dia inserido numa sociedade e num ambiente profissional cada vez mais competitivo.
O objectivo final é o de conseguirmos ser vistos como uma boa aposta ao nível do relacionamento pessoal (Amizade) e enquanto profissionais inseridos no mercado de trabalho.
Outra das vantagens é a possibilidade de, ao estabelecermos um ponto de comparação entre a Pessoa e os diversos produtos e serviços existentes no mercado, poder sempre ser utilizada ou adaptada toda e qualquer técnica de marketing para criar uma promoção pessoal de sucesso.
Como desvantagem poderei referir que não é fácil construir uma adequada estratégia de Marketing Pessoal porque, e como uma vez disse Ortega y Gasset, “O homem é ele mesmo e a sua circunstância”, todos os dias somos deparados por novas realidades e estamos constantemente a necessitar de nos adaptar ao ambiente que nos rodeia. A nossa estratégia de hoje pode necessitar de ser alterada amanhã.

Sem comentários: