domingo, 7 de dezembro de 2008

Marketing Viral

Marketing Viral pode ser entendido como algo “Punk” que cria “Buzz” ou seja uma maneira diferente de se fazer as coisas, algo rebelde e que vai contra o que é tradicional mas que gera uma corrente de “passa a palavra” virtual.
Hoje em dia não é fácil influenciar o consumidor que, quando utiliza a internet, cada vez mais foge á publicidade e procura apenas aquilo que é do seu interesse.
O efeito Viral acontece quando um utilizador de serviços online, de forma consciente ou inconsciente, propaga ele mesmo mensagens (Mail, fóruns, etc.) para o seu grupo de amigos/conhecidos (Tornando desta forma a mensagem mais credível do que através de técnicas de marketing tradicional).
Criatividade é a palavra-chave quando se pensa em utilizar e fazer passar mensagens na forma de Marketing Viral.
Armando Alves, num post efectuado no Blogue Relações Publicas escreve o seguinte sobre esta estratégia de Marketing :
“O Marketing Viral não é uma estratégia de resultados, mas o resultado de estratégias. Não é um fim, mas sim um princípio, não é uma causa, mas uma consequência (…) é o clássico boca-a-boca transportado para web, em que utilizadores/consumidores influenciam em tempo real o modo como as marcas são percepcionadas e as mensagens divulgadas.”
De forma a poder exemplificar como funciona o Marketing Viral recorro a um post de Patrick Altoft no Blogstorm onde ele classifica as 10 melhores campanhas de marketing Viral de todos os tempos. Existe uma referência a uma campanha do site GuitarMasterPro.net onde, pelo Youtube, foi efectuado o upload de um vídeo em que um jovem, com uma extraordinária capacidade de tocar guitarra eléctrica, delicia os espectadores com uma versão da música Canon. Este vídeo contabiliza já mais de 52 milhões de “Views”. O Marketing Viral aparece espelhado numa simples frase do utilizador que fez o upload onde menciona o site http://www.guitarmasterpro.net/ e refere que aprendeu a tocar assim guitarra por lá.
Quem não gostaria de saber tocar assim? Se ele afirma que aprendeu por lá porque não experimentar?


A principal vantagem desta técnica é a forma como a mensagem passa e a vasta audiência que consegue. Apresenta outras vantagens como os budgets necessários e o facto de se propagar num meio “above the line” como é a Internet.
Desvantagem pode ter na medida em que necessita de um elevado grau de criatividade para gerar o efeito de surpresa e/ou curiosidade e o simples facto de, caso a mensagem não for bem percebida, poder gerar um efeito adverso ao pretendido.
Outro bom exemplo desta estratégia de Marketing foi adoptado pela IncrediMail, empresa que disponibiliza gratuitamente o download de software que gere caixas de correio de e-mail mas que anexa a cada envio uma animação como a que coloco de seguida.

Serão já milhões os utilizadores que enviaram esta mensagem e outros tantos que já a receberam e efectuaram o acesso ao site da IncrediMail para obterem mais informação.

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