No site do
Diário de Noticias Online, consultei um artigo muito interessante que aborda esta técnica bem como um pouco da sua história de utilização no nosso país.
Segundo o autor, "em Portugal, foi em 1998 que o product placement teve o seu primeiro momento mais pronunciado com a série Médico de Família, produzida pela Endemol. Produtos de gama alimentar foram utilizados de forma explícita e revelaram-se uma boa estratégia, uma vez que chegaram a financiar 10% da série. O bom product placement é o que é feito de uma maneira subtil, porque introduz as marcas sem chocar."
"Product Placement" existe quando um determinado produto ou serviço surge de tal modo integrado no formato, que a própria marca passa a ser parte do conteúdo.
Como exemp
lo posso referir o caso do Filme “Código Da Vinci” onde, os actores encenam uma fuga bem sucedida pelas ruas de Paris conseguindo enganar e passar por tudo e todos ao volante de um
SMART Fortwo. A marca do carro não aparece no filme mas o seu formato e estilo inconfundível são postos á prova como o verdadeiro citadino que é.
Outro exemplo é o Aston Martin DBS 007 Edition que certamente é o automóvel adequado a todos aqueles que ambicionam ser sedutores profissionais que, mesmo vivendo a vida no limite ainda reservam algum tempo do seu dia para o puro prazer de o ter e poder conduzir.
O facto da marca associar este modelo especifico ao "agente secreto" mais conhecido no mundo denota uma preocupação de comunicar o estilo, o bom gosto, o requinte, a sofisticação, a tecnologia presente no modelo que desenvolveu e que foi o automóvel escolhido pelo próprio James Bond que no seu papel personifica tudo isto.
As vantagens da utilização esta técnica são enumeras.
Não só o facto de demonstrar e exemplificar a utilização sem recurso ao tradicional anuncio publicitário, de direccionar a mensagem ao público-alvo definido através de meios "above the line" bem como o facto de criar e estimular laços de afectividade entre os consumidores e as empresas.
As desvantagens residem apenas no factor oportunidade e formato do programa a adoptar a mensagem da marca/empresa uma vez que podem ser de difícil obtenção face a propostas concorrentes.
O elevado “budget” necessário para levar a cabo a utilização de uma técnica de marketing com estas características também pode ser considerado como uma desvantagem.
Colocar um SMART em destaque num filme não deve ser propriamente um investimento simples e pequeno, ainda que o carro o seja.
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