quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Product Placement

No site do Diário de Noticias Online, consultei um artigo muito interessante que aborda esta técnica bem como um pouco da sua história de utilização no nosso país.
Segundo o autor, "em Portugal, foi em 1998 que o product placement teve o seu primeiro momento mais pronunciado com a série Médico de Família, produzida pela Endemol. Produtos de gama alimentar foram utilizados de forma explícita e revelaram-se uma boa estratégia, uma vez que chegaram a financiar 10% da série. O bom product placement é o que é feito de uma maneira subtil, porque introduz as marcas sem chocar."
"Product Placement" existe quando um determinado produto ou serviço surge de tal modo integrado no formato, que a própria marca passa a ser parte do conteúdo.
Como exemplo posso referir o caso do Filme “Código Da Vinci” onde, os actores encenam uma fuga bem sucedida pelas ruas de Paris conseguindo enganar e passar por tudo e todos ao volante de um SMART Fortwo. A marca do carro não aparece no filme mas o seu formato e estilo inconfundível são postos á prova como o verdadeiro citadino que é.






Outro exemplo é o Aston Martin DBS 007 Edition que certamente é o automóvel adequado a todos aqueles que ambicionam ser sedutores profissionais que, mesmo vivendo a vida no limite ainda reservam algum tempo do seu dia para o puro prazer de o ter e poder conduzir.

O facto da marca associar este modelo especifico ao "agente secreto" mais conhecido no mundo denota uma preocupação de comunicar o estilo, o bom gosto, o requinte, a sofisticação, a tecnologia presente no modelo que desenvolveu e que foi o automóvel escolhido pelo próprio James Bond que no seu papel personifica tudo isto.

As vantagens da utilização esta técnica são enumeras.
Não só o facto de demonstrar e exemplificar a utilização sem recurso ao tradicional anuncio publicitário, de direccionar a mensagem ao público-alvo definido através de meios "above the line" bem como o facto de criar e estimular laços de afectividade entre os consumidores e as empresas.
As desvantagens residem apenas no factor oportunidade e formato do programa a adoptar a mensagem da marca/empresa uma vez que podem ser de difícil obtenção face a propostas concorrentes.
O elevado “budget” necessário para levar a cabo a utilização de uma técnica de marketing com estas características também pode ser considerado como uma desvantagem.
Colocar um SMART em destaque num filme não deve ser propriamente um investimento simples e pequeno, ainda que o carro o seja.

Sem comentários: