quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Marketing Relacional

Deixei propositadamente para o fim, o “post” sobre o Marketing Relacional não só pela minha actividade profissional o privilegiar e pelo simples facto de gostar muito daquilo que faço, mas também pelos diversos motivos que irei abordar de seguida.
De acordo com o site online da empresa One to one, o “Marketing Relacional é o resultado da evolução natural do Marketing Directo e hoje em dia é aplicado através de diversos modelos de marketing como o Permission Marketing, o Marketing one-to-one e outros. Esta ideia é muitas vezes camuflada de diferentes maneiras mas, no fundo, todas querem dizer o mesmo – construção e desenvolvimento de relações entre a Marca e os seus Clientes, enquanto indivíduos com vontade própria, inteligência e necessidades específicas. Uma relação com o consumidor não se estabelece de um dia para o outro; há que construí-la, há que ganhar confiança mútua, tal como numa relação de amizade onde a confiança só se adquire com o tempo. E enquanto estas etapas se vão construindo, vai-se notando uma mudança na atitude das empresas que as adoptam. De facto, essas empresas passam a agir de fora para dentro (input/output) e a ter uma atitude de mercado muito mais proactiva, reagindo assim à actividade do consumidor que, ganhando confiança na Marca, passa também ele a ser muito mais exigente nesta relação. De espectador o consumidor transforma-se em actor, na medida em que vai passando à Marca informações sobre si próprio, dando-lhe a oportunidade de desenvolver produtos e serviços à sua medida.”
Resumidamente pode ser definido pela relação que é estabelecida entre o cliente e a empresa/marca. Importante nos dias que correm saber ouvir o cliente de forma a perceber as suas necessidades. Saber o seu nome, cumprimentar, saber os seus gostos e preferências possibilita a criação de um relacionamento vantajoso para ambas as partes. O cliente confia na empresa/marca e a estas sabem exactamente se estão a ir no caminho certo. O feedback dos clientes também é uma importante ferramenta impulsionadora da criação ou constante desenvolvimento dos produtos, bens ou serviços disponibilizados pelas empresas.


As vantagens desta técnica são muitas, para além de possibilitar melhorias significativas na relação cliente/marca e/ou empresa pode facilitar e potenciar os efeitos que outras das técnicas já abordadas no meu Blogue fazem individualmente, ou seja, um cliente satisfeito fala e refere essa satisfação a amigos ou conhecidos (Ex: Buzz Marketing - Passa a palavra). Ao conhecer o cliente e as suas necessidades é possível criar produtos únicos e específicos melhorando assim o envolvimento bem como a fidelização.
Como desvantagem apenas posso referir possíveis quebras na relação estabelecida por qualquer tipo de factor de descontentamento relacionado com falhas ao nível da atenção á qual o consumidor se habituou por parte da empresa/marca. Ao nível do marketing relacional, o esforço e o tempo que a empresa despende com cada um dos seus clientes é elevado, no entanto, quando bem aplicado, é muito proveitoso quer ao nível emocional e mesmo comercial.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Faço aqui o comment dos vários posts anteriores:

- de uma forma geral ok, trata tudo o que necessita
- valorizo mais produção ppa que muito texto tirado em copy/paste que nesse caso deve ser sempre referenciado com aspas quando igual ao original
- percebi que as fontes foram referidas, mas a wiki se é boa para alguns fins não é tanto para outros
- Mkt pessoal n pode ser aqui considerado como uma técnica de comunicação como o Relacional ou o Endo ou SEO ou mkt guerrilha na medida em que é uma área de especialização do mkt como são os sectoriais (cultural, político, farmacêutico)
- pode e deve assumir menos texto e tirar mais partido de estar em ambiente multimédia.

De resto está bem e espero que os ensinamentos retirados sejam bons.