sábado, 17 de janeiro de 2009

Branded Entertainment

Foi no site da Briefing que encontrei um artigo muito esclarecedor sobre esta técnica:
"Na era da fragmentação de canais e tecnologias, a ideia de que o meio é a mensagem está a ser suplantada por uma nova palavra de ordem: a marca é o conteúdo e o conteúdo é a marca. Chama-se também Branded Entertainment"
Para o Marketing, Branded Entertainment pode ser utilizado como uma técnica para comunicar, exemplificar, dar a conhecer e mesmo despertar o interesse do consumidor para uma determinada marca/empresa num contexto de interactividade onde a exemplificação de utilização bem como as diversas vertentes do produto são demonstradas mesmo sem ser percepcionado pelo público-alvo como algo publicitário.
Os exemplos mais utilizados mas também os mais esclarecedores sobre como esta técnica é implementada são indubitavelmente os programas "Querido mudei a casa" e "Morangos com Açúcar".
No primeiro caso as marcas são abordadas e o seu uso exemplificado por profissionais que as aconselham enquanto as utilizam para demonstrar como com um pouco de criatividade e bom gosto, aliado á escolha correcta das lojas onde comprar os artigos, se pode fazer decoração de interiores. De notar o ultimo minuto do video que coloco em seguida onde a apresentadora refere que só conseguiram o resultado pretendido recorrendo aos serviços da empresa patrocinadora:


Os "Morangos com Açúcar" direccionado para um “target” mais jovem/adolescente mostra durante o decorrer das cenas os produtos que os protagonistas consomem e realçam as marcas de forma a parecer tão real que em nada aparenta publicidade.
O IPAM aproveitou a oportunidade e levou a Geração MKT ao Colégio da Barra:


Sem dúvida que o tradicional anuncio comercial no intervalo do programas já teve melhores dias e agora apenas serve de desculpa para um "Zapping" enquanto o telespectador aguarda o retomar do programa que estava a ver.
As vantagens do Branded Entertainment são enumeras a começar pela utilização de meios de comunicação de massas "Above the line" e as marcas utilizarem programas direccionados para o público-alvo que pretendem alcançar. Promovem o produto e exemplificam a sua utilização.
Desvantagens residem ao nível dos custos associados a promoção e comunicação em meios desta natureza bem como ao exagero que pode levar á percepção por publicidade nítida e fazer o consumidor/telespectador mudar o canal.

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