terça-feira, 6 de janeiro de 2009

SEO - Search Engine Optimization

SEO – Search engine optimization, conforme definição obtida no site online da Adclick - refere-se a um conjunto de estratégias que têm como objectivo melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos motores de busca.
No site marketingdebusca.com, SEO constitui uma alternativa natural e económica ao Marketing dito Tradicional. O SEO procura conduzir até um site específico visitantes que, não só estão disponíveis e receptivos para a sua mensagem como se esforçam na busca das respostas para as necessidades que procuram ver satisfeitas.
A sua aplicação e utilização numa óptica de marketing é por demais evidente na medida em que, ao posicionar o site de uma marca e/ou empresa nos lugares cimeiros do resultado de pesquisa de um qualquer motor de busca online, por exemplo GOOGLE, ALTAVISTA, YAHOO, etc, não só rapidamente relaciona e dá a conhecer a empresa/marca como a destaca das restantes em termos de grau de importância e de associação ao objecto da procura e motivo da necessidade a ser satisfeita ao potencial cliente/utilizador.
No site da Adclick ainda vem referido que “Estar bem posicionado nos motores de busca é essencial para atrair visitantes qualificados, aqueles com maior probabilidade de efectuar a acção desejada. Se os utilizadores não encontrarem o seu site nos primeiros resultados dos motores de busca dificilmente o encontrarão.”


As vantagens desta técnica de marketing residem nos baixos orçamentos de implementação bem como na qualidade dos visitantes conseguidos na medida em que direcciona para uma visite online apenas utilizadores que efectivamente tem interesse no conteúdo online disponibilizado ou seja na mensagem que se pretende transmitir.
As desvantagem residem no facto de apenas estar disponível Online (Web 2.0), ou seja , mesmo sabendo que a Internet é já um meio de comunicação “above the line” apenas está disponível para alguns dos potenciais consumidores bem como requer um certo nível de conhecimentos informáticos quer do utilizador bem como de quem pretende utilizar SEO para o site online que possui e pretende ver divulgado e facilmente encontrado.

Sem comentários: