domingo, 26 de outubro de 2008

Experience Marketing

Experience Marketing : Experiências e vivências associadas que marcam um momento e potenciam uma escolha , uma decisão ou mesmo uma associação a uma marca, bem ou produto que , na maioria dos casos ficará para sempre como que interligada àquela viagem , acção, jantar, actividade, etc.
Cada vez mais o objectivo de cada empresa e/ou organização é ir além da imaginação dos clientes para os surpreender, encantar e conquistar.
Se uma inesquecível experiência tiver sido proporcionada por certa e determinada empresa a alguns dos seus mais importantes e influentes clientes, estes momentos únicos de agradável convívio certamente irão ficar presentes e influenciar decisões favoráveis a uma contínua criação de valor da empresa em questão.
Certamente que ter alguem influente, cujas opiniões têm credibilidade e influenciam quem está ao seu redor, completamente entusiasmado a falar e a descrever uma experiência vivida proporcionada por uma empresa vai fazer com que quem o ouve retenha esse mesmo entusiasmo associado a essa empresa.
Em termos de “Budget” não tem comparação possível com os baixos orçamentos proporcionados por uma acção de Punk ou Guerrilha Marketing. No entanto, é no “Target” que encontramos a diferença.
Este tipo de acção de marketing está apenas disponível para um pequeno número de pessoas cuja influência pode, ter efeitos de tal forma positivos na promoção do produto, que os custos necessários para criar a experiência sejam mínimos comparados com os inúmeros beneficios esperados.
Hoje em dia são várias as empresas (Por ex. A Vida é Bela) a criar e a disponibilizar as mais variadas experiências que podem variar entre um simples jantar numa pousada, uma viagem de balão ou até mesmo ter a oportunidade de conduzir um verdadeiro WRC ou um Formula 1.
É exactamente na organização do evento que reside todo o cuidado necessário e que poderá determinar o sucesso ou insucesso da acção.
Se descuidado, com atrasos, com problemas de última hora ou mesmo aquém do esperado, a imagem de encanto que poderia ser potenciada, rapidamente se transforma numa péssima imagem do evento e da empresa que o proporciona e, consequentemente, numa má recordação.
As empresas organizadoras destes eventos devem ser como que parceiros de excelência para o sucesso deste tipo de acções de marketing.
Deixo um video da agência Londrina SLEDGE onde está exemplificado todo o processo e o conceito em si:

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Está muito bem. Ilustraria com mais exemplos, não esquecendo de falar sobre vantagens e desvantagens que estão muito "subtis". Mas está a ir muito bem. Não esqueça as fontes