domingo, 12 de outubro de 2008

Punk Marketing

Não creio que possa existir uma definição exacta de “Punk Marketing”, posso no entanto referir que, segundo os autores Richard Laermer e Mark Simmons este pode ser entendido como uma maneira diferente de se fazer as coisas.
Sendo o movimento PUNK uma atitude de rebelião contra tudo o que é tradicional, o “Punk Marketing” é uma forma inovadora de marketing que rejeita o status-quo e reconhece uma alteração no “controlo” das empresas para os consumidores.
Por outras palavras, é uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem “manda”, quem controla ou mesmo quem detêm o poder.
A utilização desta estratégia de marketing pressupõe inovação, risco e uma dose muito grande de vontade de creatividade.
Destaco os 15 pontos do manifesto destes dois autores, retirados de um artigo do Publico Online de autoria de Jaime Fidalgo que, apesar de não muito inovadores, traçam linhas e planos de acção importantes no planeamento e na estratégia.




1 “Se não arriscar morre”.
2 “Desafie as assumpções da indústria.”
3 “Mantenha uma posição firme”
4 “Não ceda aos clientes”
5 “Não seja controlador”
6 “Nunca perca a honestidade”
7 “Crie inimigos”
8 “Deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”
9 “Pense à frente dos rivais”
10 “Não se deixe iludir pela tecnologia”
11 “Mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”
12 “Comunique com simplicidade”,
13 “Aposte sempre na qualidade”, em detrimento da quantidade,
14 “Use novas ferramentas de marketing” (Ex. Blogues ou sites como o MySpace, Hi5, You Tube, Facebook ou o Second Life)
15 “Interrogue-se constantemente” e não receie a mudança.





Fonte : http://www.punkmarketing.com/

Como vantagem desta técnica de marketing que assume claramente uma quebra com tudo o que é tradicional posso apresentar o factor inovação e criatividade. O choque inicial provocado gera uma onda de curiosidade sobre a marca (Bem, produto e/ou serviço) o que leva o consumidor a procurar saber mais, leva ao conhecimento e á experimentação.
Desvantagem claramente pode ser atribuída ao factor risco associado. Punk marketing está relacionado com o Arriscar, com o Chocar, com o Desafiar. O risco de uma campanha desta natureza não correr de acordo com o planeado ou a obtenção de reacções adversas ás pretendidas é muito grande e deve ser muito bem ponderado antes de se arriscar deitar tudo a perder.
Deixo um vídeo muito sexy de uma campanha publicitária teste de um projecto de perfume italiano - Peccato.
Interessante como mexe com factores como o desejo e a paixão quebrando com o tradicional e revelando como a comunicar com simplicidade mas de forma original se pode obter algo tão apelativo:


1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Olá
Um bocadinho insuficiente, por isso recordo o desafio:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.