terça-feira, 28 de outubro de 2008

Buzz Marketing

Um excelente exemplo de como um posicionamento bem definido e uma boa estratégia de comunicação pode incrementar o grau de afectividade para uma marca fazendo com que esta seja preferida em deterimento de outra mesmo com produtos muito semelhantes.

Genial na simplicidade , brilhante a forma como mexe com as emoções :

BUZZ Marketing :

Posso caracterizar o Buzz marketing como um impulsionador de um certo ou determinado tema de conversa que, aplicado ao Marketing, a direccione para uma determinada marca, bem ou serviço. Por outras palavras, algo de diferente ou marcante que capte a atenção e, em conversa, possa despertar a curiosidade de quem a escuta em conhecer esse "algo" que é falado.

Esse “zumbido” que vai passando de quem o conhece para quem é convidado a conhecer pode resultar numa estratégia de passa a palavra para divulgação de uma marca.

Um bom exemplo é este vídeo da Pfizer que vos convido a visualizar.

Pelo seu conteúdo emocional, pela sua carga afectiva, pelo desfecho inesperado, enfim, pela agradável surpresa merece ser mencionado e visto.
Recebi este vídeo por e-mail, tinha já corrido dezenas de outros e-mails, certamente também agradou a quem mo enviou e a outros que, mesmo sem intenção, estão a impulsionar e a publicitar a marca Pfizer, o seu posicionamento e a forma como vê o mercado dos produtos farmacêuticos.

Por e-mail ou em conversa, o "Bzzzzz" faz-se notar: " Já viste o novo anúncio da Pfizer? Muito bom!!! Tens de o ver..."

Desta forma, a marca, com o custo de produção de um anúncio que, possivelmente nem foi enviado para as televisões, obteve um resultado mais expressivo relativamente á mensagem que pretendeu comunicar e ocupa agora dois lugares muito especiais nos seus possíveis clientes, um lugar no coração e um lugar na mente.

De acordo com o site Buzzmarketing.com a definição desta técnica é : "Algo que inicia uma conversa" e " Algo que consiga captar a atenção dos consumidores e dos meios de comunicação ao ponto em que falar de sua marca se torne divertido, fascinante, e mereça ser publicado."

As principais vantagens do Buzz Marketing são, para além do baixo custo que a implementação de uma estratégia destas pode ter, o elevado alcance que pode obter ao nível de audiências para a marca.

Em termos de desvantagens, poderei referir o elevado nível de criatividade necessário para se ser original, para criar algo de inovador e merecedor da atenção dos consumidores e da imprensa. Outro factor a ter em conta é o do possível efeito adverso, ou seja, surpreender pela negativa o que pode inverter todo o efeito procurado aquando da adopção de uma estratégia de Buzz marketing.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Faltam vantagens e desvantagens... (tb tem as últimas); melhorando esse detalhe fica optimamente. prossiga para os próximos considerando o desafio na totalidade