sábado, 25 de outubro de 2008

Subprime

Eis como, com algum "Humor" á mistura, se consegue explicar o estado actual da economia com especial incidência sobre o conceito do Subprime.


Mas afinal o que é o Subprime?

É um crédito à habitação de alto risco que se destina a uma fatia da população com rendimentos mais baixos e uma situação económica mais instável. A única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel. Este segmento do mercado de crédito é exclusivo dos Estados Unidos, não havendo na Europa um paralelismo exacto. Fonte : Diário Económico
O ‘subprime’ em Portugal pode ser, ainda que com alguns contornos, associado ao crédito ao consumo. Para dar um exemplo, as empresas de crédito por telefone, compram o dinheiro ao banco central a baixo custo, com uma taxa de juro na ordem dos 4% e concedem empréstimos quase a 30% a familias que, na maior parte das vezes, não conseguiriam um financiamento na banca "tradicional" por falta de rendimentos comprovados ou por excessiva taxa de endividamento registada. Essas empresas assumem riscos mais elevados cobrando muito mais em taxas de juro.

Sem comentários: